História

O mangá, palavra usada para definir histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês, tem origem no Teatro das Sombras. Nesta época, pessoas contavam lendas percorrendo diversos vilarejos. No período Nara, no século VIII d.c., estas histórias passaram a ser escritas e ilustradas em rolos de papel. Logo depois, estes rolos foram substituídos por livros.

Mas, os mangás ainda não tinham sua forma atual. Ela só surgiu no século XX, com influência de revistas comerciais ocidentais, provenientes dos Estados Unidos e Europa.

Osamu Tezuka é considerado um grande mangaka, que quer dizer “escritor de mangá”. Foi ele quem começou a utilizar modelos de quadrinhos clássicos, desenhando expressões de forma bastante exagerada, com o objetivo de demonstrar sentimentos. Tezuka ainda definiu outras características de mangá, como introdução de linhas que dão impressão de velocidade, elementos metalingüísticos e enquadramentos cinematográficos.

Os animes, por sua vez, são originados de mangás e exibidos em televisão, vídeo ou cinema. Foi em 1958 que nasceu o primeiro anime chamado Hyakujaden (A Lenda da Serpente Branca). Este foi o primeiro anime feito para televisão com duração de dois anos.

Outra série de sucesso da TV japonesa foi Astroboy, anime lançado em 1963 e composto por histórias contínuas e personagens recorrentes. O desenho se tornou famoso e responsável por impulsionar a maior indústria de animação do mundo.

Mas foi em 1967 que surgiu o primeiro anime com projeção para fora do Japão: Spees Racer (Mahha Go Go Go). No Brasil, os animes vieram na década de 1960, mas é difícil precisar qual foi o primeiro. Na lista estão: Homem de Aço, Oitavo Homem, Ás do Espaço e Zoran.

Os animes mais conhecidos, atualmente, são: Pokémon, Yu-Gi-Oh!, One Piece, Sailor Moon, Dragon Ball Z, Naruto, Bleach, InuYasha, Cavaleiros do Zodíaco ou Saint Seiya, Sakura Card Captors, Digimon, Shaman King, Elfen Lied, Evangelion, Yu Yu Hakusho, Samurai X, Speed Racer, Death Note e Fullmetal Alchemist.

Hoje, mangás e animes são considerados fenômenos em diversos países, alcançando diferentes gerações e classes sociais. Isto por causa do preço, que é baixo, e dos temas, que são variados.

Ainda mais Animangá

Conheça o mundo dos animes e mangá na rede

21/06/2011 21:07
Rádio Animix - www.radioanimix.com.br Webrádio dedicada à música japonesa. Oferece ainda notícias, colunas e promoções   Central de Mangás - www.centraldemangas.com.br Site permite a leitura online de diversos mangás   Kousen - www.kousen.xpg.com.br Notícias, forum e...