Divulgação de mangás em evento anual

06/06/2011 19:38

Por Thaís Paiva

Verão Comiket já tem data marcada

Os doujinshi são publicações japonesas relacionadas aos mangás, animes e games. De acordo com a agência de pesquisa Media Create, as vendas chegam a 700 milhões de dólares, só no Japão.

Essas publicações japonesas são feitas por fãs, e muitas vezes, apresentam os personagens em situações variadas, tratam de temas diversificados atraindo assim um público vasto. Há autores que trabalham com histórias originais.

Atualmente, um tipo de doujinshi está sendo construído por magakás (artistas, desenhistas de quadrinhos) que vai abordar o terremoto no Japão ocorrido em março deste ano. Este projeto tem como uma das metas vender os produtos no evento Comiket de verão, que ocorre entre 12 a 14 de agosto. Parte do dinheiro arrecadado será enviado a Cruz Vermelha japonesa.

Devido a internet, o número de produção e consumo de doujinshi têm crescido significadamente, uma vez que os profissionais podem vender o seu trabalho online.

Comiket

Comiket é um dos maiores eventos de quadrinhos do mundo que tem a participação de grandes editoras.  Por isso, muitos desenhistas aproveitam a oportunidade para promover suas obras.

Ele é realizado desde 1975, em Tóquio, e tem em média um público de 500 mil pessoas. O Comiket realizado no mês de agosto é conhecido como Verão Comiket.

Desenhistas de grande reputação no mercado atualmente, como o grupo Clamp (criadoras de Sakura Card Captors e X), Rumiko Takahashi (Inu-yasha e Ranma ½), Maki Murakami (Gravitation) iniciaram a carreira mostrando o seu trabalho nesse evento.

O evento conta ainda com exibição de animes e cosplays (caracterização dos fãs, que se vestem como os personagens).